Ingredientes:
1 peça de lagarto de aproximadamente 1,5 kg
1 lata ou sachê de molho de tomate
1 pacote de creme de cebola
1 garrafa de 350 ml de cerveja preta
Acompanhamento:
batata bolinha à vontade
salsinha à vontade
sal o suficiente
azeite o suficiente
Modo de Fazer:
Limpe bem a peça de lagarto e reserve.
Pode deixar aquela camadinha de gordura que sempre vem no lagarto.
Em uma panela grande coloque um pouco de azeite e sele o lagarto por todos os lados. Eu usei uma panela wok (aquela usada para fazer yakisoba). Se a peça de carne for muito grande, você poderá usar uma assadeira de alumínio nesta etapa.
Cuidado para não furar a carne para não perder o suco. Não use garfos para virá-la.
Enquanto você sela a carne, misture a cerveja preta, o creme de cebola e o molho de tomate em uma vasilha à parte.
Misture bem.
Quando a carne estiver dourada por todos os lados, transfira-a para uma panela de pressão e acrescente a mistura preparada na etapa anterior.
Feche a panela e cozinhe por cerca de 60 a 70 minutos depois que a panela pegar pressão. Aconselho a abrir a panela na metade do cozimento e virar a carne.
Enquanto você cozinha a carne, prepare as batatinhas.
Descasque e cozinhe em água com sal até que elas fiquem al dente. Enquanto a batata cozinha, lave e pique bem a salsinha.
Quando a carne já estiver cozida e enquanto a panela esfria naturalmente para perder a pressão, aqueça um pouco de azeite em uma frigideira grande (usei a wok novamente) e coloque um pouco das batatas. Vá salteando as batatas para frita-las por todos os lados formando uma leve camada crocante. Use pouco óleo, não é para deixar as batas submersas. Retire e repita o processo com a outra parte das batatas. Quando terminar, junte todas as batatas na mesma panela, acresecente a salsinha picada e frite por mais um minuto. Misture bem e retire e transfira para uma travessa de servir.
Abra a panela, transfira a carne para um refratário e fatie. Coloque o molho por cima.
Sirva uma salada verde de entrada. A batata já fornece o carboidrato necessário em cada refeição. Mas, como nós brasileiros não abrimos mão do arroz, a carne também pode ser servida com arroz branco.
Bom apetite!
Esta carne também pode ser servida com polenta ou purê de batata ou mandioquinha.