Pesquisar este blog

28 abril 2013

Peixe na Brasa do Robinho



Ingredientes:

Peixe - (o peixe da foto é um tucunaré)
Sal grosso
Margarina




Modo de Preparo:

Limpe bem o peixe e faça dois cortes rentes a espinha. No lado de fora, faça retalhos tomando cuidado para não partir o peixe. 



Passe sal grosso por dentro do peixe e nos retalhos.  Coloque em uma grelha para peixe. (obs.: o outro peixe é uma traíra).


Coloque na churrasqueira e espere assar de um lado. Passe margarina no lado que está assado e vire a grelha na churrasqueira para assar do outro lado.


Quando assar do outro lado, repita o processo da margarina. 

Coloque o peixe em uma travessa, retire a pele, sirva e saboreie.



Obs. Acho que deixei assar demais. Mas, ficou muito bom!!!! Olha só o pratinho do Yan











27 abril 2013

Fermento Natural de Batata

Depois de sair do oculista, passei em uma Ótica para mandar fazer meus novos óculos. Lá estava eu escolhendo a armação quando chegou uma senhora com uma cesta de pães caseiros para vender. Meus Deus, que aroma era aquele? Conversa vai, conversa vem, ela me explicou que o pão dela é feito com fermento natural de batata. Ela me contou como fazia, mas é claro que não peguei todos os detalhes.
Cheguei em casa e curiosa fui perguntar ao Chef Google como era esse tal de fermento. Bem, parece ser muito simples de fazer. Ainda não fiz, mas como quero usar este espaço aqui para guardar receitas interessantes, aqui vai a receita que o Chef Google me deu:

Ingredientes:
  • 1 batata pequena ou média descascada e ralada
  • 3 colheres de sopa rasa de açucar
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 1 copo água morna
Coloque os ingredientes acima em um vidro de maionese de 500 gramas e complete com água morna até a curva do vidro, deixando espaço para a levedação do fermento. Tampe o vidro e deixe levedar até a tampa. O processo deverá durar cerca de 12 horas. Quando for usá-lo, use um copo daqueles de requeijão para fazer a sua receita preferida de pão.


Guarde o que sobrou na geladeira por até 10 dias. Sempre deixe sobrar um pouco para usar como "muda" para as próximas receitas.



15 abril 2013

Torta de Limão





Ingredientes

Massa:

1 pacote de biscoito tipo maisena
100 gramas de margarina culinária

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
½ copo (daqueles de requeijão) de suco de limão
Algumas gotas de baunilha

Cobertura:

3 ou 4 claras batidas em neve
3 ou 4 colheres de açúcar (1 colher de sopa de açúcar para cada clara)




Modo de preparo


Massa:

Triturar as bolachas no liquidificador ou no processador de alimentos até obter uma farinha. Misture esta farinha com a margarina até obter uma massa homogênea.
Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível e leve para assar em fogo brando (210 °C) por cerca de 20 minutos.

Creme:


Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite sem soro. Coloque algumas gotas de baunilha. Acrescente o suco de limão lentamente até formar o creme.

Cobertura:


Bata em ponto de neve a quantidade de claras escolhidas. Acrescente o açúcar e bata por mais 3 minutos.

Montagem


Recheie a massa assada com o creme e cubra com as claras batidas. Polvilhe com raspas de limão e leve ao forno por 20 minutos ou até a clara começar a ficar dourada.

07 abril 2013

Pão de Queijo francês

Receita original em: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/pao-de-queijo-frances-504738074d3885604c00004d



Ingredientes:


  • 250 ml de água
  • 100 g de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 150 g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 100 g gruyère ralado grosso (ou 50 g de gruyère + 50 g de parmesão)
  • 1 gema batida com um pouco de água
Modo de Preparo:

1°- Em uma panela com fundo grosso, coloque 250 ml de água, 100 g de manteiga e 1 pitada de sal e leve ao fogo médio até ferver. Retire a panela do fogo e adicione 150 g de farinha de trigo, misture bem e volte a panela novamente ao fogo, mexendo sempre, até secar e desgrudar da borda da panela. Desligue o fogo e adicione 4 ovos, uma a um, mexendo sempre. Junte 100 g gruyère ralado grosso (ou 50 g de gruyère + 50 g de parmesão) e misture.
2°- Com uma colher de sopa, pegue porções da massa (feita acima) e coloque uma assadeira untada com manteiga. Pincele os gougeres com 1 gema batida e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
Dica: Vale a pena assistir ao vídeo no link original da receita. 

Anéis de Cebola






Ingedientes:

1 xic (chá) e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 pitada de pimenta do reino;
1 colher (chá) de ervas finas;
1 colher (chá) de sal;
3 colheres (sopa) de manteiga;
1/2 garrafa long neck de cerveja;
1 ovo;
1 (colher (chá) de fermento em pó';
2 cebolas grandes; oleo para fritar.

Modo de Fazer:


1) Misture a farinha de trigo, a pimenta-do-reino, as ervas finas e o sal;
2) bata no liquidificador com a manteiga, a cerveja e o ovo;
3) acrescente o fermento em pó;
4) corte as cebolas em forma de anéis grossos e passe-os no creme;
5) frite em óleo quente.
Bom apetite

Cebola Caramelizada

A cebola possui muita água e ela reduz bastante de tamanho quando cozida. Este creme (sim, vai virar um creme) vai muito bem com filé de tilápia grelhada e purê de mandioquinha.

Ingredientes:

1 kg de cebolas
2 colheres de sopa de azeite de boa qualidade ou manteiga

Como fazer:

Fatie em rodelas finas ou pique em pedaços pequenos a cebola.


Coloque só as cebolas em uma panela grande em fogo médio. Não use o azeite por enquanto, vamos cozinhar a cebola. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando estiver seca, acrescente o azeite ou a manteiga e continue mexendo.


O tempo de cozimento irá depender do ponto de caramelização desejada. 


Não tenha pressa! Quando mais tempo, mais gostosa!


Neste ponto já não apresenta muito gosto de cebola e fica adocicada.


Não tenha pressa! Na foto acima, a cebola ficou no fogo médio por cerca de 2 horas. Mas, valeu a pena!
Você não precisa ficar o tempo inteiro ao lado dela. A dica é você colocar a cebola no fogo e ir assistir um filme ou ler um livro ou conversar com os amigos no facebook. De vez em quando você vai lá e mexe.



Carne seca com catupiry na moranga


Ingredientes:

Você vai precisar de uma moranga pequena, 3 tomates sem pele e sem sementes, 2 cebolas picadas, 1 dente de alho amassado, 1 pimenta dedo de moça picada, 800 gramas de carne seca dessalgada, 1 caixa de creme de leite e requeijão culinário ou catupiry a vontade.



Prepare a moranga:

Lave a moranga com uma escova e esponja para retirar qualquer resíduo de terra. Faça um corte circular no topo da moranga tomando cuidado para não furar do outro lado. Com a ajuda de uma colher, retire o miolo da moranga.



Embrulhe a moranga em um papel filme e leve ao microondas em potência alta por 10 a 20 minutos. Escolha o tempo de acordo com o tamanho da moranga. Ela deve ficar um pouco mais que al dente. Retire o papel filme da moranga com cuidado e jogue fora água que ficou dentro dela. Reserve.

Prepare o recheio:

Aqueça duas colheres de óleo de canola em uma panela e refogue a cebola até ela começar a ficar transparente, acrescente o alho e refogue mais um pouco. Acrescente a carne seca (eu usei carne seca já dessalgada e cozida da Vapza) , o tomate e a pimenta dedo-de-moça. Acerte o tempero e deixe secar por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a caixinha de creme de leite e cheiro verde à gosto. Reserve.

Montagem:

Espalhe catupiry no interior da moranga deixando uma camada generosa no fundo. Acrescente um pouco do molho de carne seca e coloque uma nova camada de catupiry. 



Continue alternando camadas de carne e catupiry até preencher toda a moranga. Termine com uma camada de catupiry. Passe óleo na parte externa da moranga para dar brilho.
Se necessário leve ao forno por cerca de 10 minutos para aquecer.


Sirva com arroz branco e salada verde.